Como acessar e emitir a Declaração PGDAS-D
Caso você tenha uma empresa ou esteja pensando em começar um negócio, é muito provável que já tenha ouvido ou vai ouvir falar do PGDAS-D. Essa ferramenta é fundamental para a gestão tributária de muitos empreendedores, especialmente aqueles que optam pelo Simples Nacional.
O que é o PGDAS-D?
O Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório, é um aplicativo que está disponível no portal do Simples Nacional e pode ser utilizado por Microempresas (ME) e Pequenas Empresas (EPP) que recolhem os seus tributos através do Simples Nacional.
Com o PGDAS-D, o empreendedor pode fazer cálculos de impostos que deve pagar todos os meses. Nada mais é que uma declaração com as informações do faturamento, para calcular a guia do imposto do Simples Nacional. Ou seja, o sistema permite gerar documentos de arrecadação (DAS) para o pagamento destes impostos.
Além disso, o DAS gerado pelo PGDAS-D, é um documento com validade contábil, ou seja, o documento permite às empresas declarar esses valores junto à Receita Federal. Por ser um documento com validade contábil, também pode ser utilizado em outros processos, como abertura de contas, por exemplo.
Como emitir o PGDAS-D?
Para acessar a sua Declaração, siga os passos abaixo:
- Acesse o site da Receita.
- Faça o login com sua conta do Gov.br.
- No canto superior direito, clique em “Alterar perfil de acesso”.
- Preencha o seu CNPJ e clique em “Confirmar”;
- Ao fazer os passos acima, será aberto a página com dados da sua empresa.
- No menu à esquerda, clique em “PGDASD”;
- Clique em “Declaração Mensal”.
- Clique em “Consultar Declarações”.
- Selecione o ano calendário mais recente.
- Role a página para baixo, até o último mês disponível.
- Localize a coluna “Declaração”, escolha a com a data mais recente e clique em “Imprimir Declaração”.